Documentos

 

   FCCA-REGULAMENTO
O Desporto "Corrida de Aventura (CA)"

 

 

A Corrida de Aventura é um esporte que envolve diversas modalidades esportivas como: Mountain Biking, Orientação com Bússola, Canoagem, Trekking / Running, e Rapel, podendo ainda incluir Tirolesa, Arvorismo, Natação, Raffting, Escalada, Cavalgada, Travessias de Rios, Costeiras e outros.
A prova poderá variar entre 30 km (estadual) e 200 km (nacional). Além do preparo físico razoável, os competidores necessitam de estratégia e de um trabalho em equipe para completar a prova. Os percursos podem contemplar trechos urbanos, mas são essencialmente rurais, e os mais variados possíveis, podendo explorar regiões rurais e de parques/reservas naturais, promovendo o agroturismo e o ecoturismo.
O maior objetivo é de se alcançar a maior integração possível com a natureza e belas paisagens.
As equipes navegam por cartas cartográficas com pontos de passagem obrigatórios, e elas tem liberdade para escolher o trajeto, salvo os exigidos pela organização. Cada Posto de Controle (PC) registra a passagem das equipes e respectivos horários. Ganha a prova a equipe que terminar primeiro todo o percurso, tendo passado em todos os pontos obrigatórios e não tenha infringido nenhum item do regulamento. A FCCA busca a popularização e desmistificação dos esporte para que pessoas de diversas idades e condicionamento físico possam participar das competições, em formato "Expedição" e "Turismo", com graus de dificuldades diferenciados.
Existem 4 (quatro) categorias na prova "Expedição": Quarteto Misto, Dupla Masculina, Dupla Mista e Solo Masculino; e uma categoria única na prova "Tursimo": Dupla Geral.

 

+